Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de agosto de 2012

CAPITALISTAS EX-SOCIALISTAS

Ao lermos " O Manifesto Comunista", de Marx e Engels, percebemos nele uma clara e forte base para analisarmos e percebermos nossa atual sociedade. Marx e Engels afirmam que toda história do homem é marcada pela luta de classes, mas que esse antagonismo é mais evidente do capitalismo. Afirmam também que a classe burguesa é, na verdade, bastante revolucionária, e que os operários de todo o mundo deveriam se unir para uma revolução, uma mudança da ordem vigente. 
Hoje vemos que os desejos e anseios presentes nessa obra não se consolidaram, não vingaram, e que o capitalismo fincou profundamente ( se não eternamente) suas raízes no mundo globalizado.
O que aconteceu é que os trabalhadores, os oprimidos, os operários citados por Marx e Engels e que deveriam fazer uma revolução, hoje são a classe baixa que banca, ela própria, o capitalismo. Todos querem consumir o que o capitalismo oferece. É cada vez mais comum a empregada doméstica ter uma empregada doméstica; o motorista ter seu carro moderno; a classe baixa com produtos imitações de marcas caríssimas; enfim, ninguém mais abre mão do capitalismo, porque ele se evoluiu de tal maneira que, a grande parte da população, mesmo com salários muito baixos, tem seus sonhos de consumo, e o mercado oferece preços e produtos mais acessíveis.
Pode ser essa uma razão para que o capitalismo tenha vencido o "fantasma" do comunismo e do socialismo, porque conseguiu, acima de tudo, controlar a vontade, os sonhos das pessoas. Mas talvez também, um dia, as propostas do Manifesto sejam aprimoradas e virem uma realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário