Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de agosto de 2012

O Manifesto Comunista e a atualidade





   Ao ler-se o Manifesto Comunista percebe-se a atualidade das explanações de Engels e Marx. A necessidade que o capital possui em se expandir, a interdependência cada vez maior entre os países do globo e uma classe produtora sem remuneração adequada e vida digna são características até hoje existentes no sistema capitalista.

   Com a evolução dos meios de comunicação não seria o momento apropriado para que os trabalhadores de todo mundo se unam e façam a revolução do proletariado?
    Talvez o que Marx e Engels não previram ou então não com tamanha intensidade, era que com a evolução do capitalismo as classes mais baixas passassem a pensar e a desejar o mesmo que os burgueses. O desejo em possuir já não é restrito as camadas altas, muito pelo contrário. O sistema alcançou uma profundidade tão grande que os que teoricamente teriam de lutar pelo seu fim, hoje não sobrevivem sem ele.
   Podemos ver a estátua de Marx em dos símbolos maiores do capitalismo, o cartão de crédito, a diferença grotesca de pensamento existente em uma mesma imagem à muitos não causa estramento. O maior símbolo do socialismo encontra-se estampado no maior símbolo do capitalismo!

   O capitalismo já não teme o socialismo ou o comunismo? O sistema capitalista se consolidou? São perguntas que necessitam de mais tempo e mais desenvolvimento econômico e social para serem respondidas. Somente com o decorrer do tempo e com a evolução das condições de vida, saberemos o fim de tal conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário