Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de agosto de 2012

Profissão de Fé


                Para a cultura judaico cristã, Deus é um ser onipresente, onisciente e onipotente, criador de tudo o que existe, do céu e da terra, do que se pode ver ou não. O Gênesis, primeiro livro do Pentateuco judeu e da Bíblia cristã afirma que nós, seres humanos, fomos feitos por Deus e com Ele nos assemelhamos.
                Milênios se seguiram às narrativas bíblicas e eis que a humanidade se encontrou novamente face a face com aquele que, sem dúvidas, é o sistema sócio econômico mais arrojado de toda a história humana: o capitalismo.
                Gestado ainda na pacata sociedade medieval, esse sistema, segundo Marx e Engels, rompeu as amarras do estamento feudal para, através da luta de classes, estabelecer nova e mais acentuada opressão entre uma classe e outra. Opressão quase divina, a ponto de dotar o senhor do capital de um exército de reserva de operários cujos destinos estão certamente a mercê daquele.
                Faz também esse sistema maravilhas sobre-humanas; faraós, imperadores, reis e generais, caciques e sacerdotes, prostrar-se-iam todos diante dos feitos que ele pode gerar; sua tecnologia quase mágica, sua ciência e sapiência colossais, sua destra modificando com tenaz velocidade o mundo, encantam até os olhos mais céticos.
                Todos os povos e nações, com maior ou menor dificuldade, talvez por sobrevivência, talvez por sedução, aceitam essa marca – salvo poucos redutos certamente fadados a aceita-la um dia. E tudo aquilo que possa brotar na terra, acima ou abaixo dela, é pelo sistema incorporado e regurgitado como sua cria. Pois ele fez do universo sua imagem e semelhança: nada pode escapar à rede que serve ao capital, da religião ao rosto do revolucionário, do alimento à nossa consciência e forma de pensar. Faz-se presente em todo canto da terra, no meio de nós, e dentro de cada um.
                E por fim suas ovelhas o seguem, como faziam com seu Deus. Um rebanho de humanos sem alma, já vendidas, acompanham, impotentes, esse cajado maravilhoso, de um pastor cuja vida jamais seria entregue em nome de suas crias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário