Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de agosto de 2012

Raul e Karl


Karl Marx, em Manifesto Comunista, fez vários elogios ao capitalismo. Contudo, não o via como um sistema que durasse muito tempo, devido a diferença de classes. Focando na manutenção do poder pela burguesia, é possível analisar que um dos principais instrumentos de dominação foi o direito que estava positivado na época, podendo manter tal ideia até os dias atuais. Para continuar a manipular o proletariado, a burguesia, detentora do poder político desde o final do século XVII, criava/cria leis que possam garantir seu direito a propriedade privada, impondo sanções e penas para aqueles que desrespeitassem-na, um sistema judiciário mantido ainda hoje.

Através disso, foi possível implantar nas pessoas o sentimento de defesa do capitalismo, mesmo que elas não detenham muitos bens. Já o socialismo marxista, que outrora via o capitalismo como um degrau na escada da igualdade, tem membros que sequer conhecem o texto de Karl Marx, sendo, não raramente, contraditórios quanto as ideias que são defendidas no texto ao que é defendido atualmente. 

Raul Seixas nos trouxe “metamorfose ambulante”. Será que, assim como o intérprete, que preferia “ser essa metamorfose ambulante”, nós, cidadãos de um mundo capitalista, temos preferencia por tal metamorfose, mudando as ideias, querendo o diferente, ou queremos “ter aquela velha opinião formada sobre tudo” construída ao longo de séculos ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário