Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de agosto de 2012

A permanente luta de classes


Karl Marx e Friedrich Engels, ao escreverem o Manifesto Comunista, pregam de forma evidente a existência da luta de classes durante toda a história da humanidade, existindo duas faces opostas que se encontram em intensa e interminável disputa,  os opressores e os oprimidos. De acordo com Marx e Engels, a luta de classe sempre existiu, sendo então intensificada pela introdução do modo de produção capitalista e pela sociedade burguesa, que funciona e se mantém através da exploração do proletariado pelo dono dos meios de produção.

A sociedade burguesa, com suas características e desigualdades, não inaugurou a luta de classes tão presente e evidente na sociedade atual, pois desde a sociedade feudal, esse tipo de confronto já existia de modo intenso.

A sociedade, em geral, é desigual e nela predomina a luta de classes, pois o ser humano se encontra em permanente conflito, procurando sempre poder e dominação sobre outrem, portanto, a desigualdade sempre estará presente na sociedade humana, sendo a sociedade burguesa apenas a demonstração da face do homem, intensificando assim, as desigualdades, mostrando os desejos humanos  e suas verdades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário