Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de agosto de 2012

Enquanto isso, no formigueiro...


Depois de um dia pesado de trabalho, as formigas se reuniram e começaram a conversar:
- Poxa vida! Eu sou tão forte quanto poderia ser. Hoje eu e mais 2 formigas carregamos uma folha de manga inteira nas costas; agora nada como relaxar.
- Caramba! Quanta força. Chego a invejar sua proeza. Depois de tanto tempo de trabalho você parece tão bom nisso! Queria ser como você.
- Pois é meu amigo... A natureza nos faz assim. Surgimos, fomos crescendo e ficando cada vez mais fortes. É o que somos!
- Não é a natureza. Sempre digo que é Deus. A CAUSA. O MOTIVO de sermos assim. Ele nos quer assim, e precisa de nós assim. Sem Deus não seríamos nada; nós nem se sequer existiríamos.

A noite foi passando e levando amarrada em sua calda um novo dia...

- Bom dia amigos! Vamos lá! Mais um dia lindo e cheio de vida chegou! Vamos ao trabalho!
- Vamos!
- Sim, vamos já!

As formigas foram e trabalharam normalmente. E assim foram muitos dias...Muitos dias...
Mas teve um dia que alguma coisa diferente aconteceu:

- Socorro amigos! Socorro!
- O que foi ?
- Um GAFANHOTO!! CORRAM!

Mas não deu tempo das formigas escaparem. O gafanhoto abocanhou 4 formigas, que naquele dia não puderam voltar ao formigueiro e ficar com seus amigos e família. Aliás, no formigueiro acontecia uma conversa polêmica...

- Isso é um absurdo! Se eles não tivesse ido tão longe JAMAIS teriam encontrado um gafanhoto!
- Acalme-se. Estamos sem comida; o reservatório para o inverno está acabando. Estamos tendo que procurar comida em tudo que é lado!
- Mas isso não é certo! Está nos colocando em risco!
- Ou é isso ou morreremos de fome; ou comeremos uns aos outros.
- Nós deveríamos ter nos programado melhor. Por que não procuramos comidas antes ? Por que ?
- Não sei. Falhamos desta vez...

E isso não impediu que as formigas fossem procurar comida em lugares mais distantes. Elas continuavam indo em direção ao risco.
Mas em algum lugar escondido do formigueiro, algumas formigas retrucavam:

- Isso só pode ser culpa de uma má programação do inverno. Isso só pode ser culpa da nossa Rainha!
- Cale a boca! Você não sabe o que está dizendo. Nossa Rainha é tudo para nós. Ela é muito boa, nos da comida, e um lugar seguro para morarmos.
- Isso mesmo! Nossa Rainha é muito boa! Deveria pensar nela com mais respeito.

- Ei! Prestem atenção. Nós não estamos programando as buscas por comida. Nós sempre estamos fazendo a tarefa de ir buscar o alimento e trazê-lo ao formigueiro. Mas nós jamais pensamos sobre quanto trazer, ou quando trazer. Quem falhou não fomos nós. Foi a Rainha. Ela tentou esconder o acidente dando privilégios para as famílias dos acidentados. Mas de que isso adianta ? Escutem o que estou dizendo. A Rainha só nos quer para o trabalho pesado. Parem pra analisar. Quantos de vocês ficam exauridos pelo trabalho, dia após dia ? E quantos de vocês aproveitam algo desse trabalho ? Nós estamos sendo explorados. Nós nem se quer poderemos ter filhos um dia e deixar que nosso "eu" permaneça aqui para sempre. Estamos fadados a um sofrimento em que a morte é a única libertação. E isso tudo, meus caros, garanto-lhes... É tudo culpa da Rainha!!

- Ei! É verdade! A Rainha sempre tem alimentos, privilégios, está sempre pondo ovos... Nas nossas custas!!!
- Não acredito! Vamos ACABAR com essa Rainha!!

- Ei Ei !! Escutem. Nós não podemos fazer isso de qualquer maneira. Temos que armar um plano com mais formigas. Além disso, há outros formigueiros dominados por outras Rainhas. Podemos fazer contato com eles!


Os meses foram passando, e as conversas iam aumentando. Algumas formigas concordavam com o grupo que era contra a Rainha; outras não.
A ordem da Rainha nesse momento era que as formigas operárias pegassem tanto alimento quanto pudessem, afim de criar uma reserva. E era isso que elas faziam, enquanto o grupo discutia:

- ...Mas essa ideia da Rainha está muito mal pensada. Não temos onde colocar tanto alimento! Se chover será um desastre! Não teremos para onde correr de tanto alimento entupindo nossas passagens, e morreremos. Não podemos continuar com isso!
- Mas o que poderemos fazer? As outras formigas apenas obedecem a Rainha e não acreditam em nós. Ou de tão exaustas preferem chegar no formigueiro e apenas descansar ao invés discutir. É uma pena.

E como numa profecia, começou a chover... A água caia e dissolvia a casa das formigas. Naquele momento as formigas estavam dentro do formigueiro, e como havia muito alimento, ficava difícil escapar da água. A água parecia não sentir pena, e uns últimos diálogos eram cravados:

- Não dá pra sair daqui! Morreremos afogados e intalados pelo excesso de alimento. Mas afinal, POR QUE temos tantos alimentos ??
- A Rainha disse que seria útil, então nós pegamos muitos alimentos.
- E onde está a Rainha agora para nos ajudar ?
- A Rainha tem asas! Acabou de sair voando para longe, onde possa se proteger.
- Mas e quanto a nós ?

E algo de muito triste neste momento os afogava mais do que a água.

- Nós?...nós vivemos uma vida de sobrevivência; nunca tivemos vida. Nunca paramos pra descansar sob risco de morrer. E por que tanta euforia ? Morremos sem entender e sem viver. Morremos sem deixar aqui o nosso legado. Até isso nos foi tirado. Nunca pudemos construir uma família de verdade; nenhum de nós. Somos um pedacinho de algo que não nos diferencia. Acham que somos iguais; acham que somos peças que podem ser substituídas. Fomos usados e agora estamos sendo descartados. MALDITA Rainha! Estamos nos afogando na nossa própria miséria!! Deus queira que eu não venha formiga na próxima reencarnação.

Pois é. Dessa vez as operárias não tiveram tempo. E a Rainha escapou e formou um novo formigueiro, com novas operárias.
Mas chegará um dia em que as operárias de todos os formigueiros irão se unir e acabar de vez com essa vida sepultada no sofrimento. E farão com que não exista uma Rainha nem uma operária, mas sim formigas. Apenas formigas. Unidas para fazer da vida um instrumento de harmonia com uma coletividade insuperável. Um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário