Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de agosto de 2012

Marx e Engels em "O Manifesto Comunista" fazem uma abordagem do conflito capitalista na era moderna. Eles publicaram seus escritos num momento de auge das lutas sociais, arrebatando, assim, muitos trabalhadores nessa disputa contra a dominação burguesa. Para eles, a sociedade sempre foi marcada pela existência de dominantes e dominados, o capitalismo, porém, aprofundou essa batalha.
A sociedade burguesa estabeleceu novas formas de luta que expressam a sempre existente desigualdade. O capitalismo, por sua vez, conquistou o homem pois garantiu aos dominados a prerrogativa da existência de uma suposta liberdade (o direito de ir e vir, à propriedade, etc). Essa pequena parcela de direitos garantidos foi suficiente para  que os trabalhadores se rendessem a essa nova forma de exploração.
Todavia, o ser humano não se deu conta de que essa 'Política do Pão e Circo' da modernidade apenas nos tornou homens dependentes desse mundo criado à imagem da burguesia e de seu capital. O processo de gloalização trazido pelo capitalismo é responsável pelo aprofundamento dessa chamada interdependência global.

Maria Cláudia Silva Cardin - Direito Diurno 1º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário