Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de julho de 2015

Os críticos de Karl Marx

     Karl Marx foi o intelectual revolucionário que compreendeu de forma única a dinâmica das revoluções tecnológicas no modo de produção capitalista, em função da propriedade privada, da economia de mercado, da concorrência desenfreada e da crescente extorsão através da mais-valia. Até a chegada da teoria marxista, a filosofia contentou-se em interpretar o mundo, entretanto, Marx propôs transformá-lo e, para isso, seria preciso suprimir quaisquer condições sociais que fizessem do homem um ser explorado, oprimido e alienado, criando, através das atividades sociais, uma sociedade na qual o livre desenvolvimento de cada indivíduo se tornasse o desenvolvimento de todos. Essa seria a sociedade comunista.
     Apesar de ter conquistado um grande número de seguidores, Marx também atraiu as críticas de alguns estudiosos que buscaram, e ainda buscam, mostrar os equívocos de seu pensamento. Alguns desses estudiosos são Karl Popper, Ludwig Von Mises e Eric Vögelin.
     Popper considera o marxismo “não-científico” ao afirmar que este não é passível de contestação, tornando-se, assim, um dogma, e não, uma ciência. Ludwig aponta a impossibilidade de se consolidar uma sociedade completamente socialista, uma vez que o sistema de preços guia o empreendedor acerca das necessidades dos consumidores. Por fim, Vögelin afirma que Marx e Engels cometeram um grave equívoco ao começarem o Manifesto Comunista dizendo que toda a história social até o presente é uma história da luta de classes, isso porque, para ele, houve diversas outras lutas que nada tiveram a ver com esse aspecto e, além disso, há um erro de atemporalidade, pois as classes sociais nem sempre existiram.
     Desse modo, podemos ter em mente duas vertentes acerca do marxismo. A importância que Karl Marx representa em nossa sociedade é incalculável e seus apontamentos sobre os abusos e explorações do sistema capitalista são de grande veracidade. Entretanto, vale ressaltar opiniões divergentes do tema, a fim de gerar boas reflexões e possíveis debates.
Gabriela Melo Araújo - 1º ano
Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário