Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de julho de 2015

Quem vai fazer a revolução ?

No livro “Manifesto comunista” de Marx e Engels, defendem que a luta de classes esteve presente em todas sociedades da história, ou seja, a oposição entre oprimido e opressor. Ao fazerem uma análise histórica, os autores demonstram que a burguesia foi a primeira classe de oprimidos que conseguiram ganhar a luta de classes, a Revolução francesa, por exemplo, comprova essa vitória. No entanto, os burgueses não reverteram o antagonismo de classe, apenas criaram novos. Vale ressaltar ainda que a burguesia não era uma classe homogênea economicamente falando e que apenas os que possuíam mais dinheiro ascenderam ao poder.
Com o fim das cruzadas, os mercadores que faziam comércio com o Oriente retornaram para a Europa. Eles construíram cidades muradas, conhecidas como burgos. Os camponeses começaram a migrar dos feudos decadentes para os burgos e como forma de sobrevivência começaram a trabalhar nas corporações de ofício. Inicialmente, o termo burguês era usado para designar quem morava nos burgos, mas posteriormente serviu para nomear a classe social que ganhara poder econômico, transformou os meios de produção e se dedicava as atividades comerciais. A burguesia contribuiu com o declínio da nobreza, apoiando as chamadas revoluções burguesas, que abriram espaço para o avanço do capitalismo que até então era condenado pela igreja católica. Conforme o comércio ressurgia, a burguesia ganhava mais poder ,que foi consolidado com a revolução industrial.
Dois fatores foram cruciais para a revolução industrial: os cercamentos e o surgimento das máquinas a vapor. O primeiro é importante pois obrigava os camponeses a migrarem para a cidade e se sujeitarem às condições de trabalho impostas pelos burgueses. Já o segundo, permitiu que os capitalistas lucrassem cada vez mais explorando a mão de obra. Devido a revolução industrial, surgiu uma nova classe social: o proletário.
Após se tornar hegemônica na luta de classes, a burguesia criou uma nova classe social que se tornou sua opositora, de acordo com o conceito marxista. O proletário era o ator central do capitalismo mas também iria destruí-lo. “Mas a burguesia não só forjou as armas que trazem a morte para si própria, como também criou os homens que irão empunhar estas armas: a classe trabalhadora moderna, o proletariado” [p. 19]. Além disso, o operariado também possuia em seu favor os avanços estruturais criados pelos própios capitalistas, como a estrada de ferro.
Contudo, será que as previsões de Engels e Marx estavam corretas ? Visto que em poucos Estados a revolução obteve sucesso. E a ideia de revolta contra o capital não era um consenso entre os operários nem na época que o manifesto foi escrito, quem dirá nos dia atuais. Visto que muitos trabalhadores estão mais preocupados em ascender socialmente e conquistar um padrão de vida burguês do que lutar pela melhora do grupo. Mas é importante ressaltar que há sim trabalhadores preocupados com o todo, senão não haveriam conquistas trabalhistas em muitos locais.
Luís André Vidotti- 1º ano direito noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário