Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de julho de 2015

Marx na sociedade atual

Se Karl Marx, importante intelectual e revolucionário alemão do século XIX, pudesse enxergar a sociedade atual ele a definiria em uma única palavra , exploração. Para corroborar isso, ele nem precisaria ir muito a fundo em sua teoria sobre o capital,  bastaria citar casos como o do Bill Gates, fundador da Microsoft   cuja fortuna acumulada  ultrapassa a de grande parte dos países; para se atingir tal concentração de renda , é imprescindível a dominação das classes mais baixas.
Segundo Marx, essa relação  teria se iniciado com a Revolução Industrial, na qual a burguesia teve o papel revolucionário de acabar com a lógica feudal , libertando o capital das antigas amarras.Contudo, o papel revolucionário do burguês tem fim com a queda do sistema feudal, pois quando ele atinge o poder ele concentra a renda, terras e meios produção,  criando uma massa de pessoas cuja única forma de sobrevivência é a venda da força de trabalho, grupo chamado de proletariado. A exploração é evidente , pois de uma lado temos um grupo que possui tudo, terras meio de produção , renda, e do outro temos os trabalhadores ,cujo único meio de viver é se submeter à burguesia.
Para proteger o status alcançado, o burguês criou o Estado moderno e o direito, os quias só serviriam garantir a propriedade e os interesses dessa classe. Posto isso, fica claro que para acabar com esse abuso não se pode manter a atual estrutura política, pois esta é um fruto das relações de produção burguesa e tem como fim último a continuidade da lógica posta. É por isso que o único modo de se acabar com essa situação de dominação é com uma revolução que altere as relações de produção,  pois são elas, chamada de Estrutura, que baseia todo o pensamento e estrutura política responsáveis por dar continuidade a esse sistema perverso.
Os responsáveis por essa revolução são os operários, os quais por não terem posse e por serem maioria, conseguiriam romper com esse sistema pondo um mais igualitário em seu lugar.Segundo Marx, os proletários seriam tão explorados e ficariam numa situação tão precária que sua única saída seria a tal revolução, no entanto se passaram quase dois séculos de capitalismo moderno, com os operários sendo explorados e , se considerarmos atualmente, há países, até mesmo continentes inteiros , como o Africano, que sofrem desse abuso, será que o ponto crítico ainda  não foi atingido? Ou então ele foi, porém a classe operária estava tão preocupada em consumir o produto recém lançado que nem percebeu? Não é possível dizer ao certo, contudo o que se pode afirmar é que há uma ausência da consciência de classe no proletariado, os sindicatos e partidos defendem pautas locais e específicas, não entrando no mérito da defesa dos direitos de todos os trabalhadores.
É necessário, portanto, antes da revolução a criação da consciência para si na classe trabalhadora, que ocorre quando uma classe tem interesses próprios e luta pra reivindicá-los, que é essencial para os operários descobrirem suas necessidades, e com base nelas realizar uma luta efetiva contra o sistema atual, a qual culminaria na revolução propagada por Marx. É preciso primeiro criar a consciência de classe para depois se iniciar o combate ao atual modo de produção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário