Ao se transferir para Universidade de Berlin, onde Hegel foi
professor e reitor, Marx entrou em contato com as obras de Hegel, sendo um dos
"jovens hegelianos", a partir
daí direcionando seus estudos para a Filosofia.Na obra de Hegel ,encontrou
suporte para seus pensamentos e conclusões,.Nessa perspectiva, Marx ,como
profundo conhecedor da obra de Hegel, contesta alguns pontos de sua obra..Hegel
baseava sua filosofia na idéia , fruto
do pensamento racional e ,portanto, real..A filosofia de Hegel fundava-se na
realidade abstrata e idealista.Marx defendia a Filosofia incidindo na
realidade, através de dados concretos,estatísticos.
Marx conseguiu
perceber a importância do trabalho como fundamento da história da humanidade. Sendo
o homem um ser social, seu desenvolvimento básico se faz através do trabalho (
produção).sendo este o determinador das funções da pessoa no agrupamento
social.Portanto, Marx era funcionalista.
Para Marx, as atividades material e
comercial do homem influenciam diretamente sua produção de idéias, de
representação e consciência Enfim, para Marx, o entendimento da história é o
fundamento para o progresso da dialética, isto é , o concreto, o real, é
resultado de um processo dinâmico de choques permanentes entre os opostos.
Engels,,burguês industrial, conheceu de
perto os mecanismos da economia capitalista e a realidade das péssimas condições dos trabalhadores das industrias inglesas do
século XIX ,Conhecedor das idéias de Marx ,aproximou-se deste , e foi Engels, fundamental para a obra “ O Capital”,uma
das principais obras do socialismo; não só forneceu os “materiais positivos” –dados
reais – mas também transmitiu,por prática, os seus profundos conhecimentos sobre o
capitalismo ,além de ser patrocinador de Marx..Foi Engels ,uma espécie de “
mecenas’ de Marx, Depois da morte de Marx, foi Engels que contestou os interesses dos oportunistas do denominado socialismo utópico, muito difundido
,inclusive nos meios acadêmicos por
pseudo intelectuais ,cujos objetivos foram distorcidos do socialismo científico
.
A base de qualquer sistema econômico tem
sido a propriedade. No século XIX , era
a propriedade dos meios de produção.Mas os meios de produção sempre foram
resultado daqueles que possuíam capacidade de fato de produzi-los através do
conhecimento.Não diferentemente, a sociedade atual tem como base de seu sistema
econômico a propriedade do conhecimento.E o que impulsiona o conhecimento são as
necessidades ilimitadas do homem e os recursos limitados para supri-las.Em
outras palavras, o homem jamais estará satisfeitoUma das necessidades básicas
do homem, segundo Maslow, relaciona-se a
sua auto estima, a sua capacidade de se realizar e ter sua realização reconhecida
pelo seu grupo social O reconhecimento deve ser traduzido de alguma forma, ou
através de privilégios ou através de recompensas.O reconhecimento é uma necessidade
imanente ao homem e estímulo para o
desenvolvimento do seu conhecimento.
Desta forma, a vaidade humana ,como ser
social ,não permitiria que aqueles que detivessem o conhecimento ,fundamental
para suprir as necessidades dos demais, não fosse de alguma forma recompensada,
o que ,naturalmente, geraria a meritocracia e a desigualdade.Inclusive na busca
desse reconhecimento é que a maioria daqueles que se dizem comunistas,
defensores de uma sociedade de iguais, não surpreendentemente , buscam os mesmos
privilégios , ainda que indiretamente, daqueles que outrora estavam no poder, em outras
palavras , as mesmas metas da burguesia.
Aqueles que não são dotados da capacidade de conhecimento , portanto não
proprietários dele, são seus meros
locatários ,pagando de diversas formas,
os benefícios por terem algumas de suas infinitas necessidades atendidas pelo
conhecimento de terceiros.
A grande “sacada’ de Marx foi traduzir o
progresso social através dos conflitos de classes ao longo da história da humanidade como fator determinante de
explicação da realidade vivida.. Todas as classes , de certa forma, procuram
satisfazer a necessidade de seu
reconhecimento dentro da sociedade. A liberdade, defendida por Stuart Mill, que
viveu intensamente todo o produto da Revolução Industrial, geraria naturalmente o conflito e a diversidade de idéias
e propostas, o que levaria
,indiretamente, na busca da verdade e da justiça, promovendo o progresso e a
reforma social. O que é a verdade e a justiça senão a igualdade de
oportunidades para ser reconhecido perante os demais?
Eduardo S Guercia- Direito Noturno
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