Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 5 de julho de 2015

Socialismo Científico


A produção econômica e a organização social, que dela resulta necessariamente para cada época da história, constituem a base da história política e intelectual dessa época ...
Com essa frase, Engels define o "materialismo histórico" , que é o próprio postulado em que se baseia o marxismo. Esse materialismo histórico, porém, não é, por sua vez, mais do que a aplicação, à história, de uma filosofia geral da natureza e do homem: o materialismo dialético.
(CHEVALLIER, 1999, p.294)

Independentemente da concepção ideológica que se possua, é necessário saber apreciar a importância dos estudos de Marx e Engels no campo da Sociologia. De forma inovadora esses pensadores propuseram uma análise minuciosa e racional da sociedade. Observando os escritos de Hegel, que defendia uma análise mais idealizada e afastada da realidade, Marx e Engels defendiam a necessidade de se fazer ciência de maneira mais próxima ao mundo, sugerindo intervenções.

Naquele período já havia uma ideia de socialismo dando seus primeiros passos com os pensadores Saint-Simon, Fourier, Owen. Eles compartilhavam a expectativa de um mundo mais igualitário, livre de exploração. Mas algo que eles possuíam em comum, e que Marx e Engels passaram a criticar era a noção de que a Revolução, o estopim para iniciar as mudanças viria de cima, das classes pensantes, pois o proletário não seria capaz de chegar sozinho à compreensão de que detinha o poder.

A dupla inovadora não aceitaria simplesmente concordar com ideias prontas. Muito pelo contrário, eles nos estimulam a pensar de maneira crítica, e primeiramente realizar uma análise para entender o mundo e seus processos, para a partir daí expor nossa opinião. É claro que há aqueles que discordam – e que bom que tenhamos opiniões distintas e que possamos expô-las – mas é de vital importância valorizar o método científico que Marx utilizou para chegar em suas conclusões.

Por outro lado, porém, reside nessas afirmações uma certa contradição. De modo que a metodologia utilizada por Marx é científica, e há uma série de elementos que comprovam isso, sua teoria atende pelo nome de Socialismo Científico, distanciando-se do Socialismo Utópico. Fica então o questionamento de quanto uma ideologia estaria presente em sua tese. Basta citar que em seus primeiros escritos o jovem Marx enxerga a Revolução como eminente e inevitável. Todavia ela não chega. Seria um equívoco em seu preciso diagnóstico?

Jansen R. Fernandes
1° Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário