Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 5 de julho de 2015

A diferença entre o materialismo dialético e histórico

Durante o século XIX houve a ascensão da classe burguesa e por conseguinte a instauração do capitalismo industrial. Karl Marx e Friedrich Engels criticam e formulam uma concepção filosófica chamada de materialismo histórico e dialético. Tendo como base Hegel, ainda que criticado, ao afirmar, negar e superar por meio de teses, antíteses e sínteses, os autores propõe a transmutação do capitalismo para socialismo. A partir dessa linha de pensamento, o fim do capitalismo se daria quando, no auge do sistema (afirmação), o germe autodestrutivo do capitalismo culminaria em uma forte crise resultando no seu fim (negação), surgindo um novo sistema, o socialismo (superação).
Apesar da metodologia e ciência empregada por eles, cuja crença nos países com maior desenvoltura econômica, como por exemplo Inglaterra e Alemanha, onde a revolução teria maiores chances de ocorrer, a mais famosa experiência socialista (materialismo) ocorreu na Rússia em 1917, onde prevalecia um sistema análogo ao feudalismo (sistema que antecede o capitalismo).
            Conclui-se a diferença entre o materialismo dialético e histórico em que o primeiro, fundamenta-se na ciência por meio dos fatos já ocorridos como caminho de supor o futuro, já o segundo configura-se no concreto, aquilo que ocorre de fato podendo ser diferente do que o materialismo dialético pressupõe.


Juliete Araujo Zambianco
1º ano Direito - Noturno

Introdução à Sociologia – Aula 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário