Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

UMA NOVA METODOLOGIA PARA UMA NOVA CIÊNCIA

          Nos dicionários a palavra ciência (do latim scientia) é definida como "Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos", mas na realidade, a ciência é demasiada complexa para ser definida por palavras. Encontramos em nosso cotidiano coisas como carros, celulares, medicamentos e internet, mas raramente nos damos o trabalho de questionar como algo assim pode ser feito e o que foi necessário para fazê-lo.
          A partir do século XV ocorreram diversas mudanças na Europa, no que diz respeito à ciência. O humanismo renascentista fez do homem o centro do universo e possibilitou o avanço científico; adotando uma nova metodologia, a humanidade foi capaz de desenvolver-se consideravelmente. Houve grande progresso na física, matemática, astronomia, química e medicina; René Descartes destaca-se entre os fundadores da ciência moderna por ser um dos colaboradores na formulação da metodologia científica da época.
            Descartes é conhecido por suas colaborações principalmente na matemática e na filosofia. Seu pensamento foca-se no uso da racionalidade para buscar o conhecimento pleno e livre de qualquer incerteza. Junto de outros estudiosos como Francis Bacon, Galileu Galilei e Johannes Kepler, Descartes tornou possível todo o avanço da ciência até os dias atuais, onde ela continua evoluindo.

  Pedro Neves da Cruz Júnior - Direito/Noturno - 1º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário