Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Construindo conhecimento de uma nova forma

O método proposto por Descartes surge como uma nova fórmula para um aumento gradativo do conhecimento.Esse método propõe o questionamento das verdade existentes em um indivíduo, para a construção de novos conhecimentos de forma científica. A proposição desse método marcou uma mudança na forma de se obter e considerar o conhecimento no mundo.
Em seu discurso, Descartes, defende a existência de bom senso em todos os homens, e a diferença entre os pensamentos das pessoas está nos diferentes valores dados pelas pessoas às coisas e fatos do dia-a-dia. O autor busca uma maneira objetiva de analisar situações, desconsiderando sentimentos e emoções. A procura por uma verdade através de uma maneira racional, leva Descartes a propor o questionamento das verdades existentes até então.
Descartes tomou muito cuidado ao expor suas ideias na construção do Discurso do Método. Ele teve a preocupação de explicar como construiu seu pensamento para que seu discurso não se fosse como as verdades criticadas por ele em sua obra, verdades não questionadas e que foram simplesmente aceitas. Dessa forma,  o filósofo se coloca como um personagem, e narra suas experiencias para justificar sua proposta de um método científico para buscar a comprovação de algo.
Esse inovador texto proposto por Descartes, fez dele o "pai da filosofia moderna". Descartes abriu uma porta para várias descobertas, e serviu de inspiração para vários filósofos. Seu método derrubou muitos mitos existentes até então, e mudou o rumo da humanidade.

Tiago Paes Barbosa Borges, 1º ano, Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário