Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dúvida e verdade

Em sua obra “O discurso do método”,  René Descartes expõe sua forma de considerar o pensamento e as ciências. Segundo o francês, todos os homens são igualmente racionais, mas conduzem seu pensamento de formas diferentes, o que leva à diversidade de opiniões.
Após ter tido um bom período de formação, viagens e reflexões, Descartes acredita ter encontrado um modo eficiente de analisar, compreender e julgar conhecimentos. Através dele, as informações seriam “filtradas”, restando apenas as úteis e indubitavelmente verdadeiras. 
que torna esse método tão relevante nos dias de hoje é o fato de ele ser uma das bases do pensamento científico e de sua organização em áreas de conhecimento específicas. A Ciência inclui diversos procedimentos na construção de suas sentenças, entre eles a pesquisa e o experimento. Descartes utilizava a dúvida como elemento principal da construção de seu sistema, tudo era questionado até ser aprovado como verdade; o filósofo não se mostrava satisfeito com conhecimentos que não fossem sólidos. O instrumento utilizado para isso, portanto, seria a razão emancipada do homem, capaz de discernir entre o verdadeiro e o falso.

Leonardo Nicoletti - 1º Ano - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário