Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

         Discurso do método nos dias atuais                

        O homem sempre teve a necessidade de explicar as coisas em seu redor, começou por meio da religião e com o tempo esse dever se dividiu também com a filosofia. E tempos depois, Descartes dividiu mais ainda esses conhecimentos e segregou mais a religião.
Descartes inicialmente procurou satisfazer suas necessidades de conhecimento com o que já era conhecido, procurou absorver tudo que podia de seus mestre mas isso não foi o suficiente, ele ainda se sentia na ignorância e sem confiança no que aprendia, tudo poderia ser refutado na sua visão.
Em uma das suas obras mais celebres ele explica seu método para tentar chegar a verdade, ele parte do nada, de que nada se sabe, nem mesmo de sua própria existência, a qual prova a existência pois pensa,  sendo essa a primeira das verdades.
Hoje em dia vivemos dilemas diferentes do que existiam no sec. XVI, porem um feito de Descartes seria muito pertinente nos dias de hoje. A separação das ciências, e por ter deixado a religião de fora de seus pensamentos sem minimizar seu poder. Este seria hoje o que poderia resolver hoje muito dos problemas éticos, enfrentados principalmente, pela medicina.

Nicole Rodrigues
1º Ano - Direito Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário