Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

"Dubito, ergo cogitoergo sum"

René Descartes

    No princípio havia a dúvida, matriz geradora do conhecimento, a indagação era o chamado de Descartes. Nascido no feudalismo e criado no tradicionalismo, o francês teve acesso à educação formal desde muito cedo. Mais tarde, consideraria esse conhecimento em parte retrógrado e sem aplicabilidade, como explicita o autor, em "O Discurso do Método".    Na obra, questiona-se a veracidade de ciências consideradas dogmáticas da época, como a astrologia, a alquimia, a magia e alguns aspectos da teologia. Descartes desqualificava essas logias e estudos como instrumentos da mudança social; como solução desse conflito ele apresenta um método unificado de sistematização do pensamento.
    Processo que se afastou das formas reveladas, sobrenaturais de pensamento e incutiu à ciência um caráter mais objetivo, colocando o homem como o centro do conhecimento - antropocentrismo. Essa guinada na produção da ciência marca o início do pensamento moderno, do racionalismo. A contribuição de René para a ciência moderna é evidente em seu positivismo, sua sistematização inerentes, abrindo caminho, no âmbito jurídico, para a laicização do Estado.
    É irrefutável a contribuição de Descartes em variadas áreas do conhecimento, e como essa, perpetua-se até hoje. Entretanto, a teoria descartiana do método foi crivada, analisada e verificada, como o próprio autor sugeriu. E, por isso, foi amplificada, melhorada e alterada em partes pelos cientistas que o sucederam, constatando a falibilidade de todo projeto humano e sustentado a dúvida, como única maneira de solidificação do conhecimento

Kalinka Favorin Rodrigues 1ºano - Direito Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário