Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

                              O método desconfortável


        Decepção; crítica; rompimento; dúvida. Além de brilhante, Descartes ,definitivamente, não foi um adepto do comodismo, já que , ao se ver insatisfeito com o método ortodoxo de ensino e com a filosofia clássica, cria, guiado pela razão e pela dúvida, uma nova metodologia para buscar conhecimento. Além disso, propõe que haja desconfiança do que houvesse sido previamente transmitido através de exemplos e hábitos, a fim de clarear a razão.
        Desconfiar de tudo, inclusive dos próprios sentidos,  foi a desconfortável máxima q o pensador francês tomou pra si, pois acreditava que para se chegar a uma verdade, é necessário o esgotamento total de dúvidas a respeito do assunto. Sendo assim, estabelece-se a razão como caminho para a verdade.
        Com esse cético método de busca ao conhecimento, Descartes coloca o homem como protagonista no processo de solução de enigmas tanto divinos quanto terrenos, uma vez que,  apesar de desconfiado, foi um homem de fé, que tentava através da razão, e da matemática, se aproximar da resposta dos mistérios que envolvem a existência de Deus.
        O antropocentrismo sugerido pelo brilhante filósofo, deu ao homem papel de senhor do mundo, em detrimento de escravo do mesmo. Esse fato abriu horizontes para o desenvolvimento de diversas ciências e iniciou rupturas com a religião, que até então "dava as cartas do jogo" ( e assim continua em alguns lugares do mundo).
        A modernidade, o desenvolvimento de ciências e tecnologias de ponta notadas hoje, devem-se grande parte, ao amigo do ponto de interrogação René Descartes, pois, graças a ele que parte da humanidade livrou-se das amarras de pré-conhecimentos enganosos ofuscantes da razão que impedem o desenvolvimento do intelecto. 


                                                 Victor Borges Dijigow       1º ano, direito noturno.

                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário