Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Pensar Cientificista

  "Penso, logo existo" desmistificou verdades inatas e eliminou idéias pré concebidas. O racionalismo cartesiano é o método para se obter a verdade pura dotada de um alto grau de objetividade. O que faz do homem distinguir a realidade de um sonho? Essa dúvida foi esclarecida por Descartes e seria, portanto, justamente o ato de pensar com clareza.
  René Descartes teve suma importância para o Racionalismo, corrente que crê que a razão estabelece-se como meio para obter um conhecimento rigoroso. Dessa maneira Descartes elaborou sua tese, e a partir dela justificou sua máxima alicerçada sob o fato de que o "pensar" é natural do ser humano e, desse modo, concretizou que a razão é capaz de produzir conhecimentos autênticos produzindo verdades inquestionáveis. Sendo assim, uma ilusão em forma de ideia obscura em algum sonho jamais poderia ser tida como realidade concreta.
  Descartes propunha um método que se baseava em leis embasadas na análise de premissas. Visava-se não mais se valer de opiniões particulares mas de ideias que tratem de uma visão geral e objetiva verificando critérios selecionados, probabilidades e os resultados efetivos. A lei mais importante é o princípio da dúvida. À luz desse método recusa-se tudo aquilo que possa suscitar incertezas. A dúvida é hiperbólica e universal e se afirma como meio a evitar o erro.
  O modo de pensar para o autor foi inovador à sua época visto que sistematizava o conhecimento e eliminava a subjetividade filosófica. Foi uma nova edição da ciência que até então baseava-se na Igreja e, para o direito, no Direito Canônico. Sua teoria, contudo, não eliminava a existência de Deus que concretizava-se como criatura perfeita e, portanto, fruto da verdade. É possível traçar um paralelo entre a teoria cartesiana e a de Platão neste ponto visto que, para ambos, o método para obtenção a verdade é o pensamento sendo o mundo concreto das coisas sensíveis enganador. Deus portanto não pertencente a este meio físico é a fonte primária de toda a verdade sob a concepção cartesiana.
  Descartes tem sua atualidade visto que fundamentou o critério de ciência aplicado até hoje. A verdade passou a ser cientifica propondo métodos sistêmicos que formaram o conhecimento racional.

Maria Júlia Freitas - 1
° ano - Direito Diurno 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário