Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

A Dúvida por princípio e a Razão por base; o Conhecimento por fim

Conhecido por suas contribuições no âmbito matemático e considerado o pai da filosofia moderna, René Descartes é responsável por revolucionar os estudos epistemológicos através do desenvolvimento do Ceticismo Metodológico, exposto em suas duas obras mais consagradas: “O Discurso sobre o Método” e “Meditações Metafísicas”, sendo essa última também traduzida como “Meditações sobre a Filosofia Primeira”.
O método cartesiano consiste em rejeitar todo conhecimento que puder supor a menor dúvida, com o objetivo de criar uma base sólida para as novas teorias e ideias a respeito de determinados fenômenos, que devem ser analisados em ordem crescente de complexidade, a fim de facilitar seus estudos. Por fim, todas as afirmações feitas a respeito desses devem ser revisadas e questionadas para que se tenha certeza de que o verdadeiro conhecimento foi alcançado.
Descartes também aponta a razão como elemento essencial para a comprovação da existência humana e para a diferenciação do Homem dos demais animais; critica o método clássico de ensino e sua falta de aplicabilidade e inova ao conciliar razão e religião. 
Seu extenso legado foi e ainda é responsável pelo desenvolvimento e sistematização das ciências, separadas de qualquer tipo de mistificação. Entretanto, o método de ensino claramente desprezado por Descartes é, atualmente, o mais utilizado e a sociedade contemporânea parece ter perdido a racionalidade tão exacerbada em suas obras. Afinal, a condição de existência nos dias atuais baseia-se na posse, alterando a máxima do filósofo, que se inserido nesse século e nessa realidade talvez concluísse o mesmo, para o "tenho, logo existo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário