Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Menos Platão e Mais razão!


“Portanto, meu propósito não é ensinar  aqui o método que cada qual deve seguir para bem conduzir sua razão, mas somente mostrar de que modo meu esforcei por conduzir a minha ” - 
Descartes

       René Descartes, filósofo francês, considerados por muitos o “pai da Filosofia Moderna” além de propor a separação entre a Ciência e o sobrenatural, o que seria um modo de entender o mundo sem o misticismo que era muito forte na Idade Moderna e que atrapalhava o progresso científico até então elaborou o que seria um método único na busca do conhecimento prático.

       Descartes inquietava-se pelo fato de não ver na Filosofia Clássica uma finalidade algo que pudesse transformar o mundo em algo melhor. Ele queria uma filosofia que pensasse em como resolver os problemas e ajudar o homem naquela época.
Para isso, ele passa anos estudando outras áreas das ciências, viajando para outros países procurando entender e ver possíveis aplicações práticas.

       Mesmo assim ele continua a encontrar em outras áreas da ciência princípios da filosofia clássica o que na sua visão era um alicerce muito fraco para sustentar qualquer coisa. E também em outros campos sem ser necessariamente científicos ele encontrava o mesmo problema: Não havia funcionalidade prática.

       E a religião como ficaria nesta proposta de Descartes?  Descartes nos diz que se o homem foi criado a imagem de Deus que é a razão perfeita  ele deveria desvendar as forças que regem a natureza através da Ciência possibilitando ao homem poder enfrentar o mundo. Ou seja a prática da Ciência seria levar a fé ao extremo

       Com tudo isso pode se afirmar que o pensamento de Descartes permanece muito vivo até hoje, pois tudo o que tentamos sempre cada vez mais é obter resultados que sirvam de alguma maneira para ajudar a humanidade. E deve se lembrar que ele não vê incongruência entre a religião e a ciência  ou seja desenvolve uma visão em que a religião e a ciência podem andar juntas sem atritos constantes mas juntas para construir algo melhor para o homem.

César Augusto Chidozie Onyiliagha 

Direito Matutino

Turma XXXI  

.

       



Nenhum comentário:

Postar um comentário