Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Valorização da Razão


                   Muito conhecido devido sua importância na matemática, por meio do plano cartesiano , René Descarte é primeiramente muito importante na questão do método para obtenção do conhecimento. Nascido na Idade Média,  período caracterizado pelo controle intelectual da Igreja, em que dogmas e mitos eram considerados bases para à verdade,  seus pensamentos causaram extrema polêmica, devido à consideração da razão como única forma de se alcançar a verdade absoluta.
                   Dúvidas, contestações, testes, comprovações científicas , são termos extremamente relacionados a René Descartes , em seu livro 'Discurso do Método' a condução do pensamento humano , deve ser obtido como a matemática, ausente de dúvidas. A sistematização para alcançar o  conhecimento tornou possível o método utilizado por muitos cientistas e pensadores que surgiram posteriormente ao seu tempo, priorizar a razão, desvalorizando a subjetividade, foi controverso em sua época , em que a filosofia, criadora de mais questões do que respostas, era considerada por muitos a melhor forma de obtenção do conhecimento.
                   A alquimia e magia, eram reprimidas pelo pensador, justamente devido ao seu caráter de ausência de leis cientificas, e verdades pré-estabelecidas, para suas afirmações finais. Esse ato apesar de parecer simples para nossos olhos modernos da era digital , não era compartilhado por muitos desprovidos de conhecimento e pensamento ceticista. Tornando Descartes , um pensador 'sui generis'.
                   Apesar de seu caráter racional, desvinculado com o misticismo, Descartes não só acreditava em Deus, como considerava o mesmo, o ser perfeito, provido da verdade absoluta, o homem deveria usar a comprovação cientifica e o pensamento crítico como ferramentes para a aproximação do saber divino.
                   Pode-se concluir, portanto, a importância de René foi sua apresentação ao pensamento moderno,  liberal , racional da Idade Moderna, gerando uma sequências de fatos, resultando no pensamento e sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário