Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2014

    Método Cartesiano
    
    Descartes foi um grande pensador do século dezessete que criou um novo método de análise científica em sua obra Discurso do Método ao questionar as ideias filosóficas da época, como a análise do verdadeiro a partir dos sentidos, visto que, para ele, tudo aquilo em que se podia imaginar a menor dúvida devia ser concebido como falso.
    Enquanto estabelecia seu pensamento, criou uma moral provisória, mantendo sua religião e analisando as ações dos homens mais sensatos, pois revelavam mais do que diziam. Nessa moral, criou máximas que trataram de valorizar as opiniões mais moderadas, prováveis e decididas; vencer antes a si mesmo do que a fortuna e o Cogito Ergo Sum (Penso Logo Existo).

    Outro ponto crítico de sua obra está na tentativa de provar a existência de Deus sob a linha de pensamento que buscava conhecer a origem do pensar mais perfeito que a si, visto que, para ele, a ideia de conhecer é mais perfeita do que duvidar; concluindo que não poderia ter vindo de si mesmo (pois do contrário ele receberia mais ideias perfeitas), mas que viera de um ser que estabelecesse uma relação de dependência (ou seja, Deus).

Gustavo Geniselli da Silva  
Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário