Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013


A Ideologia Revolucionária


O manifesto comunista, enviesado no olhar pragmático da sociedade, é uma das mais bem pensadas teorias sociais a cerca de como fomentar na sociedade um modo de vida igualitário. Marx e Engels formaram uma célebre dupla que destrinchou o capitalismo em prol de conhecê-lo para combatê-lo. Foi no século XIX que  divulgaram ao mundo uma nova ideologia que serviria de base para as próximas gerações advindas. O Comunismo.
É através do materialismo histórico que Marx vai caracterizar o surgimento desse embate de classes. Analisando o modo de caracterização do desenvolvimento baseado no lucro, mais valia, e na construção histórica de seu desenvolvimento, o célebre filósofo destaca a destreza de uma classe que surge derrubando a antiga aristocracia, através de rompimento de barreiras, principalmente com a participação política universal e  rompe-se assim com os dogmas de épocas medievais. Passou-se então de um classe dominada e expurgada para uma classe que dissipa seus valores individuais e libertários. O Laisses Faire (deixai fazer) é a principal arma regulamentadora da classe burguesa. Por esse viés, legitimou-se à classe burguesa usurpar do trabalho dos operários sem que o Estados intervisse, pois com essa ideologia, os grandes detentores dos meios de produção, puderam agir de modo que obtivessem o maior lucro possível e ainda vendiam a ideia de liberdade para a classe operária, que não era mais fisicamente presa, mas que por necessidade, trabalhava tanto ou mais que outrora tinha se trabalhado, nas épocas mais antigas.
Assim, Marx descreveu que se o movimento operariado se unisse e instituísse suas condições, conseguiria tomar o poder e estabelecer um método de vida socialista, não mais baseado no modo de produção. Ele acreditava que primeiramente deveria se dominar os meios de produção para se chegar a um modo de vida socialista e depois, com os meios apoderados, instituir definitivamente a sociedade comunista em que os bens seriam partilhado entre todos, de forma universal.
Suas previsões surtiram efeito e se tornaram a ideologia de luta do século XX. Entretanto nos dias de hoje ela se mostraram ineficientes contra o sistema capitalista, que acabou prevalecendo por possibilitar um maior poderio econômico e assim, um sistema muito forte. Todavia, as ideologia de Marx revolucionaram e ainda fazem muitas pessoas acreditar que é o caminho a ser seguido.

Fábio Augusto Ribeiro abyazar- 1º ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário