Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A importância da burguesia para o comunismo

"O Manifesto Comunista" não é apenas um modo de se interpretar a realidade, mas também é um modo de viver. É usado como forma de emancipação humana, com libertação plena dos limites políticos e dos limites da força. No manifesto, Marx e Engels fazem uma análise do capitalismo como modo de produção e dominação de classe.
 
A libertação completa das forças produtivas, que são todos os instrumentos que servem para interferir na realidade cotidiana para além das forças físicas do homem, só se concretizará por meio da luta de classes. Segundo Marx e Engels: "A história de todas as sociedades que já existiram é a história da luta de classes", ou seja, o proletariado só conseguirá vencer a burguesia por meio da luta de classes.
 
Para isso, Marx e Engels seguem o modelo na qual a burguesia conseguiu se libertar do feudalismo pela luta de classes. Assim, a burguesia dominou o mundo através da ciência e o liberalismo implementado por ela conseguiu alcançar o mercado de forma global. Por isso, o capitalismo passou a dissolver todas as mercadorias com uma rapidez enorme, inclusive o homem, pois é necessário renovar o ciclo de consumo, o ciclo de absorção. É a modernização da modernização.
 
Portanto, o objetivo de Marx e Engels não é destruir a burguesia, pois ela obteve várias conquistas através de sua revolução. O objetivo, então, é incorporar o que a burguesia conquistou de melhor e ir além. Por exemplo, através da Revolução Burguesa, que se deu a devida importância em questões como a liberdade e a emancipação.
 
Elisa Kimie Miyashiro - Direito Noturno
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário