Enquanto Houver Burguesia, Só vai Haver Burguesia
O manifesto do partido comunista é um estudo e uma análise do capitalismo, como também do capital. Alguns podem falar que este foi um mero panfleto de invocação proletária. Porém Marx e Angels antes de proporem o socialismo nesta obra foram, antes de tudo, grande estudiosos do desenvolvimento do capitalismo; da sociedade; da burguesia e do proletariado.
O primeiro capitulo do manifesto comunista é uma detalhada análise da sociedade burguesa. A burguesia seria a primeira classe revolucionária. Sendo assim esta, com seu surgimento e sua escalada ao poder, traria uma nova doutrina: o liberalismo. O liberalismo foi a forma que a burguesia encontrou de destruir os valores imperantes, para criar um sociedade totalmente livre para consumir. Toda a sociedade teve de se adaptar aos valores e hábitos burgueses, para que essa pudesse vender;lucrar;crescer.Assim com a ciência ela destruir dogmas religiosos, e criou uma nova forma de pensar. Tal padrão de conduta condiciona e estimula a sociedade, até mesmo a classe operaria. Hoje a propaganda é a forma de conduzir esse padrão de conduta. Portando a burguesia e seu padrão de conduta se renovam através do tempo, assim como o capitalismo.
A burguesia visando o máximo de lucro possível, explora o trabalhador com a mais valia. A burguesia deseja a expansão máxima das forças produtivas, impondo a absorção do mercado. Quebrando as amarras do absolutismo, a burguesia transformou o capitalismo em uma "civilização global". Portando o modo de produção, portanto a exploração, tornou-se universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário