A partir de um discurso completamente atual, Marx busca explicar e analisar a história do capitalismo, como ele se desenvolveu, e como a burguesia conseguiu predominar durante as épocas de revolução e mudança econômica de todo o velho mundo, triunfando como classe dominante.
Diante disso, é possível observar um novo fenômeno histórico: uma única classe, através de um novo modelo econômico e através de inúmeras revoluções, conseguiu vender não apenas suas mercadorias, mas um estilo de vida. Começou ali, a partir da ascensão burguesa, uma homogeneização do mundo, exportando para todos os lugares a mesma forma de se viver !
Mais atual ainda, é a equiparação de operários às maquinas. Uma vez que são ambos mercadorias, os últimos variam de acordo com a mudança de mercado, estando sujeitos a concorrência e flutuações econômicas. Os trabalhadores, agora, não são escravos apenas da burguesia, mas também da máquina, sujeitando-se e trabalhando de acordo com o seu tempo e com a sua forma de trabalho.
Yasmim Silva Fortes - 1º ano noturno
Yasmim Silva Fortes - 1º ano noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário