Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de outubro de 2012

Contrato Feito


                O canal americano de TV por assinatura The History Channel exibe, no Brasil, todas as terças feiras, um programa que se dispõe, segundo eles mesmos descrevem, a “por preço na História”. Trata-se de uma loja de penhores em Las Vegas que trabalha com a compra de objetos dos mais curiosos e exóticos, de profundo valor histórico.

                O atrativo do programa está pautado, em primeiro lugar, na variedade de objetos curiosos e valiosos que os donos da loja adquirem; em segundo lugar, está a astúcia dos empreendedores no momento da barganha dos objetos, a fim de não perderem nenhum negócio, daí justamente a intitulação do programa “Trato Feito”.

                Todavia, embora essa seja a constante em cada episódio, em um deles esse padrão foi quebrado. Quando aos compradores foram oferecidas relíquias nazistas da Segunda Guerra Mundial, valiosíssimas por seu conteúdo histórico, houve recusa por parte da loja. Surpreendentemente, o argumento moral sobrepujou toda a lógica do programa quando as relíquias foram recusadas por serem oriundas do patrimônio nazista, estando, inclusive, marcadas com a suástica.

                Não somente a lógica do programa foi subvertida, mas todo o pensamento inerente à sociedade pós moderna também o foi naquela atitude. Segundo Weber , o “desencantamento do mundo” presente nas relações jurídicas é um fato que se observa no abandono das motivações místico-espirituais, ou até mesmo de moral suprajudicial, para o apego e subordinação somente ao racional aspecto normativo. Não mais existem pactos de sangue ou contratos pautados na honra, mas são somente firmados pela letra dos contratantes a fim de que se siga unicamente os termos ali expressos. O desencantamento explanado por Weber é notado não apenas no âmbito jurídico, mas em todas as esferas sociais, econômicas e consequentemente culturais.

                Quantas lojas de penhores se recusariam a possuir em seu acervo itens notadamente marcados pela maior mancha moral da história da humanidade? É provável que, no mundo desencantado, outras lojas se apeguem somente ao valor pecuniário daqueles itens, mas é justamente quando se vive em um universo assim que se pode identificar quais os indivíduos cuja índole é capaz de sobrepujar  valores impressos com tinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário