Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de outubro de 2012

Ferramenta Necessária


Weber faz uma análise da racionalização da sociedade moderna. Para isso, entende que, para que se realizem estudos sobre eventos do cortinado, faz-se necessário a compreensão das reminiscências do passado, e os fatos carregados pela historicidade. Fazendo essa análise, ele enxerga na racionalidade a força motriz para o desenvolvimento técnico-científico e social.  

As relações interpessoais hoje em dia, por exemplo, desenvolvem-se em forma de contratos, não são mais informais como em outros tempos. Elas acontecem cercadas por mecanismos legais, amparados por leis e acordos formais, os quais garantem que relações econômicas, cada vez mais complexas, possam ocorrer com a segurança de que todas as partes cumpriram o que esta sendo combinado.

Outro exemplo do desenvolvimento racional encontra-se em uma maior impessoalidade trazida ao âmbito jurídico, a qual é constituída graças à burocracia. O objetivo principal da burocracia está em garantir o funcionamento das organizações, sendo elas na esfera publica ou privada, formalizando regras e regulamentando hierarquias.

Ocorre que a burocracia no âmbito jurídico acaba, por vezes, excluindo certos processos, o que pode configurar atentados graves contra a democracia e minorias. Weber não pode ser considerado um defensor da burocracia, no entanto, sua essência, no que tange a maior qualificação do aparato estatal e a impessoalidade das relações jurídicas, encaixa-se bem nas teorias weberianas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário