Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de outubro de 2012

Tenebrosas Transações.


     

        Das linhas de produção mercantil-industriais não saíram apenas gélidos produtos de consumo fetichistas. O Capitalismo pariu a sociedade contemporânea, não menos fria em sua homeotermia, transformando as relações sociais de forma estruturalmente profunda. Racionalizamo-nos, instrumentalizamo-nos, reificamo-nos.

    Essa metamorfose relacionamento-estrutural  ocorreu de forma gradativa acompanhando o devir histórico. No primeiro momento surge um amplo processo de cientificização do Direito , haja vista ao positivismo jurídico, e por conta disso uma intrínseca necessidade de estatização do mesmo.  Surge o Estado contemporâneo legalizado e legitimado pela  capacidade jurídica que lhe é incutida, respaldado na pessoa jurídica de direito público. 

       O processo de transformação do direito lhe destitui de todo seu conteúdo ético-valorativo, amputando-lhe sua vertente energicamente emancipatória e agregando-lhe elementos de vinculação perpétua, seja entre as partes sinistras de um contrato, seja pela onipotência e onipresença ímpar e sacramental do Estado como ente burocrata-capitalista.

           Bauman tem suas razões. Todo esse processo de transformação capitalista liquefez o viés teleológico das relações, a maioria da população está inserida em uma rotina artificial, sustentada pela coação, sem sentido. Uma multidão de anônimos não convive, apenas ocupa dos mesmos espaços. 

        O existencialismo é eminente em uma sociedade sem sentido, sem valores, sem sociedade.  As escolhas são artificialmente infinitas, todos os pontos de partida levam para o mesmo ponto de chegada.  Multiplicam-se “anomalias” (ou não?) como Meursault de Camus e nos vemos subtraídos em tenebrosas transações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário