A sociedade contemporânea foi intimamente influênciada pelas ideias positivistas de Comte. Nota-se, por esse motivo, uma profunda necessidade de dados experimentais para que haja uma verdadeira ciência. Todavia, esse conceito disseminou-se pela sociedade em diversos ambitos, uma vez que hoje o idealismo e até mesmo o racionalismo em si, são vistos como utópicos e ingêuos, tomando base apenas o mundo fisico e material. O fundamental não abrange mais o campo do "porque" das coisas, hoje é fundamental compreender o "como" os mecanismos funcionam e os fenômenos acontecem. A imaginação passou a ser subordinada a observação e por este motivo busca-se cada vez mais o que é passivel de comprovação, o concreto. Desse modo, a concepção humana de mundo foi modificada.
Marina Precinotto da Cruz, direito diurno.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Todas as ideologias buscam a mudança da concepção humana de mundo,isso não é exclusivo do positivismo,é também do socialismo.
ResponderExcluir