A corrente positivista atingiu largas dimensões na sociedade contemporânea.Segundo Augusto Comte,a filosofia positiva marca o amadurecimento do espírito humano.Ao meu ver,o Positivismo leva consigo,por outro lado,certo “emburrecimento” do indivíduo .
Comte descreve o desenvolvimento do conhecimento partindo do “estado teológico”,que seria o ponto de partida parasse atingir a inteligência humana;até que se alcance o “estado positivo”,que seria o estado fixo e definitivo.O Positivismo descrito dessa maneira é considerado como o mais desenvolvido,mais evoluído e complexo dos “estados”;pois este significa o reconhecimento do homem como incapaz de alcançar o conhecimento absoluto.Dessa forma,o indivíduo passa a se empenhar através do raciocínio e da observação a fim de descobrir a real função e constituição dos objetos encontrados no seu cotidiano.
Essa visão vantajosa acerca do Positivismo,porém,pode ser contraposta por uma outra de caráter adverso.O “emburrecimento” ao que me referi no primeiro parágrafo se baseia na ideia de especificação que sofreu expansão juntamente com o advento do conhecimento positivo.Os indivíduos,na atualidade,se empenham em especializar seu conhecimento em determinada área;o que gera um “atrofiamento” dos demais conhecimentos.
Um homem especialista em Matemática,por exemplo,ao se esforçar em desenvolver uma inteligência superior nas ciências exatas,se esquece de cuidar do seu lado filosófico.Um outro que se torna um excelente advogado,por treinar o seu potencial argumentativo,pode ter o seu lado humano abalado.Isso favorece o aprofundamento em certas áreas do conhecimento,mas por outro lado torna o indivíduo deficiente e ignorante como conhecedor do mundo como um todo.
Portanto,o Positivismo arraigado pelo desenvolvimento de uma única ciência torna o homem incompleto no sentido de desconhecer o mundo no qual se está inserido.Um indivíduo torna-se completo e capaz a partir do momento em que tem um conhecimento abrangente,tanto específico quanto no generalizado.A busca pelo conhecimento,pela ciência deve ser imparcial.
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