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segunda-feira, 30 de abril de 2012

A supervalorização da técnica


Augusto Comte, com sua filosofia positiva, faz refletir a respeito do método de conhecimento utilizado na intelectualidade contemporânea. Trata-se de um método geometricamente fragmentado – a chamada didática - que visa muito mais à perfeição técnica do profissional.
É recomendável refletir até que ponto tal fragmentação é nociva e até que ponto é útil e necessária na transmissão do conhecimento.
Comte diferencia os termos ciência e técnica, sendo esta a responsável pela praticidade, a aplicação, as ações profissionais em si, e aquela a preceptora da reflexão, dona de um caráter muito mais filosófico.
O profissional-cidadão completo é aquele que possui como base do conhecimento um panorama holístico da realidade, o capaz de interpretar o mundo a fim de melhorá-lo (proposta que coincide com o fim da física social).
A técnica é extremamente importante para o estágio atual de desenvolvimento científico, mas é supervalorizada em detrimento humanização do ensino, que deveria se dar através de uma educação política dos indivíduos e do incentivo à reflexão filosófica em todos os aspectos.
É necessário formar intelectuais completos, capazes não apenas de lidar com problemas práticos, mas de agir em sociedade, procurando estancar seus males. Apenas desse modo, o progresso das nações socialmente doentes poderia ser pleno e não apenas setorial (econômico ou tecnológico), como é atualmente.

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