Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 31 de março de 2024

Fato social e educação

    Através do Funcionalismo, corrente sociológica que busca entender ações sociais de indivíduos como também do coletivo, Durkheim explica que o princípio base de toda sociedade é a harmonia, de forma que estabelece-se regras e normas para manter o equilíbrio social e para evitar a anomia (uma sociedade sem normas). Para que a ordem esteja estabelecida existem os fatos sociais que cumprem essa função de estabilizadores, sendo eles uma força externa certificados pela consciência coletiva; suas características, segundo Durkheim, são a coercitividade, generalidade e exterioridade. 

    Assim, há de se notar a força exterior e coercitiva na educação de qualquer lugar, que funciona como uma base para a introdução cultural sociedade em questão, ensinando conceitos aceitos socialmente, o que seria certo ou errado, regras sociais que cada indivíduo deve saber para conviver em coletividade e manter a ordem estabelecida. O que foge disso é um fato social patológico, pois seriam comportamento não desejados e violariam as normas estabelecidas. 

    Conquanto um fato social busque manter a ordem pré-estabelecida, muitos tipos de ensinamento e educação podem ser considerados subversivos, como no caso da educação e letramento das mulheres que em tempos atrás era considerado proibido (em alguns países, hoje em dia, mulheres passam por dificuldades em conseguir se matricular em escolas/faculdades). 


Poliana Marinho dos Santos (noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário