Max Weber foi de uma certa visão o maior contraponto de Karl Marx, de visões quase que completamente opostas sobre a sociedade os dois se encontravam inseridos numa realidade capitalista, um a defendia outro a condenava mas ambos ainda são importantes autores da sociologia.
Weber vira os olhos para o capitalismo como um sistema fundamental com certa prosperidade, sendo um ciclo equilibrado de trabalho e dinheiro que deve se manter, o sociólogo analisava todos as pessoas com suas ações individuais ainda, não era um estudo focado apenas na sociedade mas no que a compõe que é o próprio indivíduo, e quando for possível entender a ele se entenderá o corpo todo.
Kalr Marx propunha uma revolução violenta a todos os meios de controle e dominação mas Weber os via como fundamentais, os indivíduos trazem para a sociedade um reflexo de seus valores tornando assim os meios de regulação adequados a eles.
Não apenas a sociedade é moldada pelos valores mas outros indivíduos também, a chamada " ação social" por Weber analisa o quanto os outros a nossa volta são nossa orientação para o futuro, todos ao nosso redor nos influenciam nas ações e decisões que tomamos e nós os igualmente influenciamos. Vemos que para o sociólogo há um certo equilíbrio em todo o sistema e como ele se auto regula de certa forma.
Fernanda Tiemi Razera, 1 ano matutino
Nenhum comentário:
Postar um comentário