Segundo Weber, diferentemente de Durkheim, as pessoas possuem a capacidade de modificar a sociedade a partir de ideais individuais, movidas por ações que elas mesmas estabelecem. Para Weber, os indivíduos influenciam a sociedade, ou seja, as ações e comportamentos não são puramente moldados pela sociedade, eles têm opiniões próprias.
Espera-se que o indivíduo através da Ação social ‘’influencie’’ uma outra pessoa ou então, a partir dessa ação, interagir com outras. Ainda segundo ele, essas ações são movidas por coisas pessoais, seja motivada pelo lucro, ou até mesmo pelo afeto. Um exemplo seria o de Caetano Veloso, quando compôs a música Tropicália, tinha como ideia movente, a motivação em mobilizar a massa e criticar o regime militar da época.
Essas ações se dividem em:
Costumes, quando motivadas por hábitos pessoais, ou tradições;
Afetiva, quando envolve sentimento, seja ele de amor ou de ódio
Racional, escolhe a melhor maneira de chegar a um objetivo, ou quando movida por um ideal, por política, por religião etc.
Em suma, ele defendia que apesar da sociedade influenciar os indivíduos, eles não são de tudo influenciáveis, são passiveis de gostos pessoais, e vontades individuais de modificar a sociedade, dessa maneira ele contradiz Durkheim, que defendia a ideia de que o meio controlava e moldava os indivíduos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário