Max Weber foi um pensador de extrema importância na Sociologia, seu trabalho consistiu em estudar temas acerca das ações sociais (toda ação que possui sentido na coletividade), proferidas por Émile Durkheim. Para Weber, a ação social dividia-se em ação social racional, a qual tem o fito de alcançar fins racionais, também possui a ação social racional a qual objetifica valores, ação social afetiva, movida por sentimentos, e por fim, a ação social tradicional, a qual é guiada por hábitos e tradições.
Weber buscou entender os fatos que intencionam o indivíduo a realizar determinados fatos e como eles interagem entre si. Weber definiu que os valores, as crenças e as ideias eram os causadores de mudanças sociais. Max dizia que possuíam liberdade de modificação na realidade.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Total de visualizações de página (desde out/2009)
segunda-feira, 4 de julho de 2022
Max Weber e as ações sociais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário