Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de julho de 2022

O Conservadorismo na perspectiva de Max Weber

    No dia 24 de junho de 2022, a Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu uma antiga decisão do país que reconhecia o direito ao aborto legal em todo o país - deixando a critério do estados a legalidade do ato. A notícia gerou repercussões no mundo todo sobretudo para o lado negativo, expondo um obscurantismo presente na atual corte estadunidense.

 Ademais, em apenas 10 dias, diversas outras decisões polêmicas foram tomadas pela mesma instituição, como o direito de civis portarem armas de fogo em público, ampliação da interferência religiosa no espaço público norte americano, bem como enfraqueceu as leis que se propunham a combater as mudanças climáticas.

  Formada por nove juízes - oito brancos e um negro - a corte formada majoritariamente durante o governo de Donald Trump expõe cada vez mais seu conservadorismo, decidindo em poucos dias casos que deveriam ser extremamente debatidos por meses. Diante disso, a rapidez das decisões nos leva a constatar uma certa parcialidade, em que apenas os valores dos juízes são levados em consideração, ignorando princípios jurídicos e de direitos humanos como o princípio da proibição do retrocesso.

  Sendo assim, ao analisar a Suprema Corte dos Estados Unidos, é possível ver a prevalência dos valores dos indivíduos, algo que para o sociólogo alemão Max Weber, é de se esperar. Segundo Weber, as ações sociais (elemento máximo da análise weberiana) seriam condutas realizadas pelo indivíduo e que dá sentido tanto a ele, quantos aos afetados pela conduta. Além disso, o sociólogo defende que todas as ações sociais exercidas pelos indivíduos são guiadas pelos próprios valores, e que quanto mais os valores do indivíduo divergem dos afetados, mais difícil é a compreensão da conduta, desse modo, é possível concluir que os valores dos juízes em questão divergem extremamente com a das mulheres que protestaram contra o ato, tornando a conduta de extrema dificuldade de compreensão - e que nesse caso, é justificável a incompreensão, não só com a decisão em si, mas como 9 pessoas podem retirar um direito conquistado por milhões de mulheres em poucas horas, e sendo estas obrigadas a respeitar os valores de outrem.




Lorenzo Pedra Marchezi - Direito - 1º Ano - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário