Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de julho de 2022

A sociologia compreensiva

      O que é a sociologia? Qual a sua finalidade? Para muitos sociólogos, a mesma é um objeto de estudo da sociedade em que estão inseridos, refletindo em seus ideais. No contexto do materialismo histórico e dialético por exemplo, a sociologia se traduz através das análises feitas dentro da economia para decidir as ações que movem a sociedade e as revoluções que podem e devem ser feitas com estas ações. Entretanto, Max Weber utiliza da ciência como uma forma de análise dos indivíduos que são pertencentes da mesma, não propondo forma de mudança ou intervenções, o sociólogo utiliza a ciência como um método de padronizar e estudar o como e porquê, cada ser age de determinado modo. 

     Em sua teoria, todo ser humano possui atos que são feitos cotidianamente, nomeados de ações sociais, porém, diferente da noção comum de "ação", as ações sociais para Max Weber, são padronizadas em racional e irracional e dentro destas duas categorias, possuímos as situações de afeto, tradição, valores e com finalidade, sendo as duas últimas racionais e o restante inserido em irracionais. Dessa forma, utilizando desse modo de análise, o sociólogo define que todo o ato realizado pelo indivíduo, possui alguma motivação que muitas vezes é desconhecida pelo mesmo, mas refletida naquilo que ele produz, fato este que refletirá tanto em quem agiu, quanto naqueles que estavam envolvidos. 

      Sendo assim, nota-se que a ciência compreensiva, como é declarado tal modo de análise, tem seu embasamento não apenas na sociologia, mas também em uma construção histórica de cada indivíduo e até mesmo psicológica pois, examina o homem por meio de suas características como a forma de agir e define, para casos específicos, um novo meio de diagnóstico, denominado o tipo ideal. Logo, através dos fatos expostos, é visível que o compreensivismo pode ser denominado uma ciência humana que explora a variedade da sociologia, apresentando uma nova forma de enxergar a comunidade e de interpretação das ações que movem e modificam a mesma mediante seus representantes, os seres humanos.



Maria Cecília da Silva Mateus, 1°ano de Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário