Na sociologia compreensiva, a finalidade do estudo é entender as ações socias. Estas são todo ato, racional ou irracional cometido pelo indivíduo. Dessa forma, para Weber, as ações são movidas por todo um retrospecto individual da pessoa, como crença, valores, ideais políticos e outros. A busca pelo conhecimento é sobre cada indivíduo, ou seja, a parte é mais valorizada do que o todo.
Porém, não se pode confundir o estudo individual, com individualismo. Assim sendo, o estudo compreensivo se trata de analisar o indivíduo como um todo, até suas características mais pessoais, sem dizer, no entanto, que ele é mais importante que todos os outros e a sociedade. Além disso, a sociologia compreensiva busca apenas entender a sociedade, não existindo nenhuma intenção de mudá-la ou controlá-la.
Em suma, o próprio nome dessa linha de pensamento já a explica. Seu objetivo é, inteiramente, a compreensão de porque uma pessoa comete tal ato. Quando essa resposta é atingida não é necessário mudar a pessoa e nem a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário