Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

O positivismo no Brasil

Augusto Comte é conhecido como o criador da ciência social e do pensamento positivista. No século XIX, o pensador introduziu a "lei dos três estados", na qual o autor trata sobre a evolução das sociedades humanas. Segundo tal teoria, há três níveis em que as sociedades podem estar inseridas. No primeiro, ou estado teológico, a sociedade é organizada através de mitos e crenças religiosas; já no segundo, ou estado metafísico, há influência de mitos e religião, mas há também influência do pensamento científico; enquanto o terceiro, ou estado positivo, é o estágio máximo do triunfo ciência e a sociedade baseia-se apenas no conhecimento científico.
Dessa forma, a sociedade é um organismo em constante evolução e através dos ideais positivistas seria possível organizar e direcionar seu desenvolvimento. O sociólogo defendia a tese de que, através da ordem e do progresso, as sociedades poderiam reformular-se  para que assim essas pudessem evoluir até atingir seus estados positivos.
Tais pensamentos estão presentes na história do Brasil. O positivismo influenciou a transição entre os regimes monárquico e republicano e, quando instaurada a república no Brasil, o lema positivista "ordem e progresso" foi incluído na bandeira nacional, utilizada até hoje.  

Lígia Lopes Andrade - 1° ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário