Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

O Brasil atual é realmente positivista como sugere nossa bandeira?


Auguste Comte, em seu livro ‘’Curso de filosofia positivista’’ disserta sobre uma nova ciência social, nascida a partir das transformações estruturais ocorridas através da Revolução Industrial. Ele diz, em sua obra, que o espírito humano passa por três estágios: Teológico, Metafisico e por fim Positivista/Científico (que seria seu maior estágio de desenvolvimento). Essa abordagem interessante nos faz pensar: em qual estágio encontra-se a mentalidade do Brasil atualmente? Seria muito fácil responder que o Brasil está no estágio Positivo, afinal somos um país majoritariamente urbano e com vários pólos tecnológicos. Nossa própria bandeira possui um lema positivista(ordem e progresso). Dessa forma, a sociedade brasileira deveria possuir um pensamento científico e extremamente racional, certo? Mas será que isso é realmente verídico de acordo com o que vemos no cotidiano?

Tomemos como exemplo a votação na câmara dos deputados a respeito do prosseguimento do impeachment contra a presidente Dilma. Nos discursos dos parlamentares contra a legitimidade do governo atual, quais foram os argumentos usados? ‘’Em nome de Deus’’, ‘’Por Jesus’’, ‘’Que Deus tenha misericórdia desta nação’’ são apenas algumas das frases ditas. Isso ressoa muito mais a um estado teológico do que positivo. O interessante é quando percebemos que os políticos escolhidos são reflexo do povo, seus eleitores, e com eles refletem a religiosidade predominante no país. Além disso, temos diversos partidos religiosos interferindo diretamente na política, em um país dito ‘’laico’’.

Talvez Comte, em minha opinião, se equivocou um pouco ao pensar que uma sociedade simplesmente iria erradicar toda e qualquer explicação sobrenatural, e buscar apenas razões científicas para tudo. Afinal, há limites para o ser humano frente a imensidão do universo, e é da natureza do homem buscar o sobrenatural para aquilo que ele não entende. Isso é muito evidente em um país como o Brasil, onde a educação é precária e que por consequência a religião vai cada vez mais se inserindo na cultura geral. Portanto, em minha visão, o ‘’espírito brasileiro’’ está mais para o estágio Teológico do que Positivo; visto toda a influência religiosa em cada ação do país.

André Luís de Souza Júnior
1º Ano Direito Noturno UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário