Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

O positivismo e a manutenção social

O filosofo francês Auguste Comte é considerado por muitos como o pai do positivismo, corrente de pensamento que busca basear todo seu conhecimento na ciência, e em suas experiências.
Entretanto, segundo ele, para que se chegasse a tal estado, a sociedade teria que passar por três estágios, o teológico, onde se atribui a seres sobrenaturais (Deus) a explicação sobre os seres e fenômenos, o metafísico, onde as explicações são atribuídas a forças desconhecidas, e finalmente ao estado positivo, onde as explicações são pautadas na ciência e experiências cientificas válidas são fundamentais, e onde há uma valorização a ordem e ao trabalho, independente de remuneração ou quão elaborado ele seja.
Nota-se grande influência dessa corrente de pensamento até hoje, uma vez que se considera digno o homem que trabalha e se desqualifica aquele que não trabalha.
Ainda,o positivismo é criticado pois pode ser analisado como uma corrente filosófica que busca manter a organização social vigente, defendendo a ordem e a valorização de qualquer trabalho, o que faria que as pessoas " aceitassem " seus lugares na sociedade. 


José Eugênio da Silva Mendes, direito matutino 1o ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário