Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

O positivismo explicando os fatos

    Auguste Comte, um filósofo francês, foi um importante pensador da filosofia positiva. Uma de suas propostas positivistas consistia em algumas etapas, iniciando pelo vislumbramento das leis gerais da sociedade, passando pelo o rompimento com o isolamento das ciências, seguido pela construção de um conhecimento uno, fazendo com que a filosofia positiva se torne a base para a reorganização da sociedade moderna. Além disso, indo de encontro com a moral católica, o positivismo prega a supremacia da sociedade sobre o individuo, pois é dela que surge o nosso desenvolvimento.
    Formulou a teoria dos três estados, compostos pelo teológico, metafisico e positivo. No estado teológico o acontecimento de todos os eventos eram atribuídos a vontade de Deus, que estava presente em tudo. Um fato que podemos relacionar a esse estado é o direito divino dos reis, que foi uma doutrina politica e religiosa que explicava que o poder dos reis tem como fundamento a vontade de Deus. O outro estado é o metafisico, momento no qual as explicações são atribuídas a forças ocultas. E por fim, o estado positivo consiste na busca cientifica de respostas, estudando-se as causas e os fins. Um exemplo desse estado pode ser o surgimento da filosofia, pois em uma época em que tudo era dominado pela mitologia alguns filósofos se destacaram por buscar a origem de tudo, do mundo, por meio da racionalidade.
    No positivismo também há a ideia de que o trabalho é um simbolo de honra, sendo qualquer trabalho digno de reconhecimento, Podemos assimilar esse pensando ao de Max Weber, de que "o trabalho enobrece o homem". É por isso que, em nossa sociedade, trabalhos manuais, com baixo rigor técnico e cientifico, geralmente negligenciados, merecem reconhecimento, pois cada um deles tem um papel fundamental na sociedade, como por exemplo o trabalhos dos coletores de lixo, os garis. 

    Bruna Flora Brosque
    1º ano de Direito - Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário