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sábado, 12 de março de 2016

Descartes e a obsolescência da fragmentação do conhecimento

  De acordo com a teoria do filósofo e matemático René Descartes, a razão é uma virtude que se manifesta de forma igual em todos os indivíduos. O que os diferencia, então, são os caminhos pelos quais a razão de cada individuo percorre para o desenvolvimento do conhecimento. Desse modo, aqueles que conseguem de alguma forma sistematizar o pensamento, conseguem mais facilmente desenvolver seu próprio conhecimento.

  Assim, para auxiliar o homem na obtenção do conhecimento, Descartes, em seu livro ´´O Discurso do Método``, expôs seu método de reflexão que se fundamenta em, basicamente, quatro princípios dentre os quais um deles corresponde a uma das maiores dificuldades do ensino mundial na contemporaneidade. Trata-se da fragmentação da realidade em parcelas cada vez menores a fim de facilitar sua análise e, segundo o filósofo, a elaboração do conhecimento. 

  É importante notar que, se por um lado tal preceito facilita a análise de um aspecto específico da realidade, por outro ele impede uma visão mais completa da mesma. Assim, a divisão do conhecimento em diversas disciplinas em grande parte do mundo, atualmente, acompanhando o pensamento de Descartes, faz com que a maioria dos estudantes tenham grande dificuldade em encarar problemas relacionando as mais diversas áreas do conhecimento. 

  Para superar a fragmentação do saber, contudo, criou-se o conceito de interdisciplinaridade que vem se propagando cada vez mais pelo mundo. Na Finlândia, por exemplo, o chamado ´´ensino por fenômenos``, que representa justamente o conceito de ensino multidisciplinar, já começa a ser adotado nas escolas, mostrando que a teoria de Descartes, tão importante para o desenvolvimento cientifico da humanidade vem dando espaço a um modelo de ensino mais adequado às necessidades do século XXI.

Gabriel Henrique Bina da Silva - 1º ano de direito, matutino

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