Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 12 de março de 2016

O método de Descartes e a alteridade.

“O discurso do método”, de René Descartes, é uma espécie de autobiografia que busca descrever o caminho que o autor utilizou para atingir a verdade de forma racional e evitando ilusões. Com seu método, René inaugura a chamada Ciência Moderna, que consiste em uma ciência guiada pela razão e tem como fim soluções práticas e benéficas ao homem.

Contudo, defende que a mudança do método científico deve ser um processo cauteloso e não acontecer de forma radical. A obra foi escrita em língua vulgar – o francês. O abandono do latim tinha como intuito o uso público da razão, que deveria ser um privilégio de todos os homens.

Hoje, no Brasil, existe um movimento pró-impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Observa-se que grande parte de seu discurso se baseia em sentimentos e é guiado pela emoção, não por uma análise profunda da política. Por este e outros motivos a obra de Descartes se faz tão atual.

É importante trazer seu método e os preceitos da Ciência Moderna para assuntos tão relevantes quanto política e economia. Porém, é indispensável conciliar o estudo metódico dos temas com a nossa sensibilidade ao mundo externo, uma vez que a alteridade é um caminho para a justiça.

Ana Luísa Mendonça Ruggeri - 1º semestre - Direito (matutino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário