Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Total de visualizações de página (desde out/2009)
sábado, 12 de março de 2016
A razão como método.
Descartes filosofo e matemático francês em seu livro Discurso sobre o método afirma a razão como unica forma de conhecimento,e a duvida como instrumento desse novo método científico,outras características marcante dessa ciência é a permanente intervenção da razão no dia-a-dia e a busca pela verdade.
A desvantagem foi a divisão do conhecimento em várias partes isoladas entretanto sabemos que as ciências(sociais,matemáticas,tecnológicas e filosóficas)se interligam e a na busca pela verdade deve se levar todas essas áreas em conta.
Para René todos os aspectos da sociedade deveriam ser guiadas pela razão,entretanto na sociedade brasileira muitas questões desafiam a racionalidade ,como por exemplo a desembargadora paulista que esta sendo processada por seus colegas pela liberação de presos que já tinham cumpridos suas penas,ou a presença de crucifixo em repartições publicas sendo como característica do estado a ausência de uma religião oficial(estado laico).
O Discurso do método foi muito importante para o desenvolvimento e pela busca do verdadeiro conhecimento e pela criação da ciências moderna ,contudo hoje sabemos que a razão não e a unica forma de conhecimento, mas a duvida permanece como principal fundamento metodológico para qualquer novo conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário