Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 12 de março de 2016

Sociedade Homogeneizada

Em o "Discurso do Método" o filosofo René Descartes nos apresenta uma nova forma de se chegar a verdade, forma essa que tende a superar aquilo que não é racional, ou seja, o mágico, o supersticioso, para que assim a construção do pensamento humano possa ser pautado na razão. E para que se alcance tal objetivo, Descartes nos mostra princípios básicos da razão científica, sendo um deles a dúvida.

E mesmo que o filosofo tenha escrito este livro a quase 400 anos atrás, tal assertiva nunca se fez tão real nos dias de hoje, pois vive-se uma era em que de nada se duvida, tudo o que nos é mostrado pela mídia, pelas redes sociais é tido como uma verdade universal. Dessa forma se produz uma sociedade com certa homogenização de seus pensamentos, que não tende a crítica, mas sim a submissão de suas verdades. 

Como resultado dessa homogenização do pensamento social cria-se indivíduos intolerantes, que não sabem ouvir aqueles que por algum motivo decidiram duvidar do que os foi exposto, fazendo com que esses sejam vistos como "loucos", enquanto que na perspectiva de Descartes eles estão apenas procurando um meio que se chegar a verdade concreta, que possa talvez trazer mudanças ao mundo, o qual por estar sempre buscando suas respostas na mídia e na opinião geral da população não consegue perceber um novo olhar sobre situações tão antigas que já poderiam ter sido resolvidas se houvesse um maior questionamento crítico. 

Pietra Bavaresco Barros- 1° ano Direito diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário