Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 12 de março de 2016

Uma Breve Reflexão



         René Descartes fala em sua obra Discurso do Método em um mundo pensado e decorrente não de vontades particulares, e sim das do próprio mundo. Mas tudo partindo de um princípio onde Deus nos dá a primeira faísca para o pensamento e usarmos a razão para desbravar o mundo e sermos soberanos às outras espécies. Porém, a partir desse pressuposto, e de sua época, ele precisava de algo que o fizesse ser aceito em sua sociedade com a Igreja Católica ainda forte e manipuladora.
            Em sua base de pensamento com três máximas: a primeira, manter as tradições e não deixando de lado os pensadores clássicos, como exemplo Platão, Aristóteles, entre outros; a segunda, ser concreto de suas decisões e esquecer o arrependimento; e a terceira, abdicar de seus dejesos próprios para aceitar o que a vontade mundial quer. A partir disso então, seria possível comparar com a sociedade atual, onde não se tem tempo para pensar, o que Descartes já dizia que deveríamos nos reservar um tempo de pensamento e meditação para nos tornarmos felizes.
 Outro ponto, seria os jovens modernos, que passam sua infância e adolescência se matando para passarem no vestibular, e, ao chegarem em seu terceiro ano do ensino médio  estando perdidos em seus pensamentos para que rumo seguir, ou qual decisão tomar. Então, seria prudente avaliarmos sob qual condição estamos nos sujeitando e julgar se realmente vale a pena aceitar as imposições do sistema vigente?


                                            Paulo César de Oliveira Borges - 1º ano Direito (Noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário